terça-feira, 13 de setembro de 2011

Proposta de renegociação das dívidas de Universidades Comunitárias será apresentada ao Ministro da Educação nesta terça-feira (13)




Proposta de renegociação das dívidas de Universidades Comunitárias será apresentada ao Ministro da Educação nesta terça-feira (13)
Débitos seriam transformados em bolsas de estudo do FIES favorecendo estudantes, instituições e governo
O deputado federal Jerônimo Goergen(PP) estará ao lado de instituições de ensino comunitárias do RS nesta terça feira(13), em audiência com o ministro da Educação Fernando Haddad, para encaminhar proposta de renegociação dos débitos com a União. O parlamentar elaborou, em conjunto com técnicos das universidades do Estado, proposta que prevê a renegociação de dívidas das transformando os débitos em créditos para o Fies (Programa de Financiamento Estudantil) nas universidades, beneficiando novos alunos.
A Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC) busca o encaminhamento e uma definição sobre os endividamentos, como forma de viabilizar e ampliar o atendimento prestado em diversas regiões do Estado. “Aguardamos há muito este encontro com o ministro Fernando Haddad, para apresentar nossa proposta, a fim de receber um sinal verde para que as dívidas existentes sejam revertidas em bolsas de estudo.Nossa expectativa é muito positiva pois atende necessidades nas duas pontas. Esperamos trazer mais esta conquista para a sociedade brasileira, em especial aos estudantes”, diz Jerônimo.
A audiência com o ministro Fernando Haddad será nesta terça feira (13) as 17hs em Brasília.
Jerônimo Goergen também foi autor da proposta, levada ao governo do RS, que possibilitou a renegociação das dívidas do PROCRED aos estudantes gaúchos. Agora em Brasília, o deputado federal encaminhou junto ao ministério da educação proposta que prevê o pagamento do FIES através de serviço prestado à comunidade após o estudante se formar, medida que foi confirmada pelo MEC, atendendo, em um primeiro momento, à formados em medicina que foram custeados pelo Fundo de Financiamento ao Estudante Superior. “ É uma iniciativa que permite experiência profissional e, ao mesmo tempo, facilita o pagamento da dívida. Muitos não tem condições de arcar com despesas imediatas e precisam de um período de estabilização”, avalia Jerônimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário