quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Solicitação de Audiência Pública sobre o MERCOSUL no Chuí proposta pelo vereador LUIS é destaque no site da Assembléia Legislativa


Reunião solicitada pelo Deputado Jerônimo Goergen (PP) visa debater livre comércio em áreas de fronteira
A região do Chuí discutiu, na sexta-feira (05), durante audiência pública promovida pela Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, a situação do livre comércio em áreas de fronteira, um tema que preocupa os municípios da região, tendo em vista que verifica-se um constante prejuízo comercial nas cidades brasileiras, que convivem com a facilidade de aquisição de produtos mais baratos em municípios localizados na fronteira de outros países. O Deputado Jerônimo Goergen (PP) foi o requerente desta audiência pública, fruto de intensa reivindicação de lideranças locais, às quais se incluem os vereadores do (PP) Luis Soares, Carlos Segovia e o presidente do Partido Progressista do Chuí, Pedro Pires.
O objetivo desta audiência foi buscar agilizar a tramitação de proposta que permita o livre comércio de fronteira no Brasil, para instalação de Free shops no lado brasileiro com as fronteiras do Mercosul. “ Esta medida favoreceria o consumidor brasileiro que compraria em seu país. Da mesma forma estes novos Free shops atenderiam os públicos uruguaio e argentino, que poderiam adquirir produtos no Brasil, reforçando a nossa economia”, diz Jerônimo Goergen.
Os vereadores Carlos Segovia e Luis Soares, preocupados com a situação econômica do Chuí e região, ressaltam o empenho do Deputado Jerônimo Goergen, por trabalhar para a realização desta audiência: “Nossa economia é baseada no comércio. Depois da criação do Mercosul, fomos afetados diretamente pela concorrência desleal com o consumo recorrente nos Free shops, o que prejudicou a nossa fronteira. Por isso esperamos avançar com esta audiência pública”, diz Segovia.
“Entendemos que a regularização de mercado em nossa fronteira somente acontecerá, com a instalação de Free shops no Chuí Brasil ou com a criação de uma zona de livre comercio, com a venda de produtos sem impostos, exclusivamente para estrangeiros. Desta forma atrairemos compradores para nossos municípios”, avalia o vereador Luis.

Fonte: http://www.al.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário