sábado, 23 de julho de 2011

Posse na nova presidencia do Rotary Portal Chui.


O vereador LUIS ALBERTO SOARES, representando a Camara de vereadores, na posse da nova presidencia do ROTARY do CHUI/BRASIL, que era o Sr. Rudimar e agora é o Sr. Henrique, junto na foto o Rotariano Carlos Segovia, que naquele momento não estava como vereador. Estiveram presentes, pessoas de varias entidades.

Vereador LUIS ALBERTO PP, faz projeto de indicação ao Prefeito.


o vereador LUIS ALBERTO SOARES, PP, faz projeto de indicação ao Prefeito Municipal, para que seja equiparados todos os salarios de servidores que ganham como salario base abaixo do salario minimo nacional, todos sabem que tem funcionarios na Prefeitura que recebem entorno de R$ 366,00 mais complementos para chegar ao salario minimo, com isso os mesmos perdem muitas vantagens, tipo, quando tem uma reposição salarial é feita em cima do salario base, a insalubridade que os operarios ganham é em cima do salario base. E tudo isso não é admissivel que trabalhadores honestos e honrados recebam tratamento desumano por parte do Executivo Municipal ( PREFEITURA MUNICIPAL ) destinando-lhes uma migalha salarial abaixo do salario minimo, precisando que o trabalhador utilize vantagens adquiridas pela complexidade de seu serviço para chegar ao valor do salario minimo. Este vereador acredita e espera que o PREFEITO corrija essa situação desgradante e constrangedora a que submete seus servidores, Indicação nº 28/2011, votada dia 19/07/2011, aprovada por unanimidade na Camara de Vereadores do CHUI/RS.

POSSE DOS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES.





Dia 05/07/2011, foi realizada no auditorio da Prefeitura Municipal do CHUI/RS, a posse dos novos conselheiros tutelares, onde meu filho Diego Gomes Soares, se elegeu sendo o segundo mais votado. Quero agradecer a todas aquelas pessoas que se deslocaram até a Escola Marechal Soares de Andrea, no domingo de votação e confiaram seus votos em um rapaz que não tinha nenhuma trajetoria, seja ela politica ou no conselho, obrigado a todos.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

CÂMARA SEDIOU A IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


O CENTRO DE REFEÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS) "SENTINELA SEM FRONTEIRAS" ORGANIZOU NO DIA 22 DE JULHO DE 2011 À TARDE, A IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSITÊNCIA SOCIAL "CALAR É PERMITIR, FALAR É COMBATER".

O Evento foi organizado através de uma parceria entre o CREAS, o Departamento de Assistência Social da Prefeitura Municipal do Chuí, O Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Governo Federal.

Fizeram parte da Mesa do Evento a Presidente do Conselho Municipal de Assitência Social, Marilin Oliveira; A Chefe do Departamento de Assistência Social da Prefeitura Municipal, Nanci Bermudez; O Secretário Municipal de Planejamento, Arionaldo Flores e a Secretária Geral de Governo, Francisca Lima.

Durente o evento foi aprovado o Regimento Interno da Entidade; Apresentado o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS); Apresentado o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS); Organizado o trabalho em grupos e Lido o Relatório Final do Evento.

Por Gilberto Pereira - Assessoria Câmara

quinta-feira, 21 de julho de 2011

VEREADOR LUIS (PP) PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE INSTALÇÃO DE FREE-SHOPS NA FRONTEIRA BRASILEIRA


Vereador Luis com o Deputado Federal Jerônimo Goergen



















Mesa de Autoridades Presentes na Audiência Pública sobre Instalação de Free-Shops na Fronteira Brasileira.


Público acompanha atento as explicações sobre o Projeto de Lei.

A Audiência Pública sobre Instalação de Free-Shops na Fronteira Brasileira, organizada pela Associação Comercial do Chuí (ACIAS) realizada na quarta-feira, 20 de julho às 11hs contou com a presença maciça de empresários, comerciantes e lideranças políticas locais dos mais diversos partidos, mostrando forte representatividade política. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Henrique Segóvia, e os demais vereadores do município, o prefeito municipal e a vice-prefeita, além de lideranças estaduais e nacionais, como o deputado federal Fernando Marroni (PT), o deputado estadual e vice-presidente da Assembléia Legislativa, José Sperotto (PTB) e o deputado federal e relator do projeto Jerônimo Goergen (PP).



Deputado Federal Jerônimo Goergen apresentando detalhes do Projeto de Lei.
De acordo com o Projeto de Lei 6.316/2009, cidades como o Chuí, serão consideradas áreas de livre comércio, a exemplo do que já ocorre com as vizinhas do lado uruguaio. Se aprovado, a nova lei seria a saída para que empresários possam sobreviver à forte concorrência dos importados livre de impostos. Pelo texto do projeto, que está sob análise na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, poderão ser instalados Free Shops nas áreas urbanas dos municípios de fronteira ligados diretamente aos países do Mercosul.




Vereadores junto com o Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP) Relator do Projeto de Lei.
Por Gilberto Pereira - Assessoria Câmara

sexta-feira, 15 de julho de 2011

sábado, 2 de julho de 2011

Projeto de lei nº 038/2011.


Os vereadores LUIS ALBERTO PP, CARLOS SEGOVIA PP e ALENCAR BORGES PT, elaboram projeto de lei, que inclui no Curriculo das escolas da Rede Municipal de Ensino, o seguinte tema: " CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTANCIA DA DOAÇÃO DE ORGÃOS E TECIDOS ". Apresentado e votado por unanimidade pelos vereadores, na sessão do dia 13/06/2011. O presente projeto de lei busca incentivar o debate na comunidade escolare sobre a importancia da doação de órgãos como gesto que pode salvar inúmeras vidas. O municipio já possui lei que regulamenta o cadastro de doadores de sangue,portanto, esta iniciativa procura ampliar o acesso a informações referentes a importancia de gestos voluntarios que possibilitam em muitos casos trazer esperança as familias de pessoas que sofrem com problemas crônicos de saúde, diz o vereador LUIS ALBERTO PP.

Vereadores LUIS ALBERTO PP, CARLOS SEGOVIA PP, e ALENCAR BORGES PT, fazem projeto de indicação nº 19/2011.


Os vereadores LUIS ALBERTO PP, CARLOS SEGOVIA PP e ALENCAR BORGES PT, fazem projeto de indicação, que dispõe sobre a concessão do inventivos fiscais às empresas, que empregarem trabalhadores com mais de 40 ( quarenta ) anos de idade. Essas empresas que empregarem pessoas com essa faixa etaria terão desconto no IPTU e ISSQN.
Justifica o vereador LUIS ALBERTO do PP, todos sabem que nessa faixa etaria já não é muito facil de arrumar um emprego e nada mais justo que incentivar as empresas a contratar pessoas que se enquadram nessa lei, até porque essas pessoas com certeza tem uma familia para cuidar e sustentar, por isso precisam estar empregadas.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Projetos sobre instalação de free shops, no CHUI/BRASIL.


Relator do PL 6.316/2009, deputado Jerônimo Goergen (PP) deve emitir parecer na Comissão de Finanças até julho

Ao participar de audiência pública na Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, realizada nesta quarta-feira (15) a convite do deputado Mano Changes (PP), o deputado federal Jerônimo Goergen (PP) propôs agenda estadual a ser realizada em 27 de Junho no município de Livramento, para discutir o projeto de Lei 6.316/2009, do presidente da Câmara Marco Maia (PT), que permite a implantação de Free Shopings em cidades fronteiriças brasileiras que sejam cidades gêmeas que já possuam este tipo de atividade. Jerônimo é o relator do PL na Comissão de Finanças e Tributação e busca colher depoimentos junto aos municípios envolvidos para embasar seu relatório, que deverá estar concluído até final de Julho.


O PL 6.316/2009 permite que, em faixas de fronteira do território nacional, servidas por Rodovia Federal, possam ser instalados pontos de venda de mercadorias nacionais ou estrangeiras, mediante pagamento em moeda corrente nacional ou estrangeira. O projeto busca corrigir uma disparidade explicitada na própria no Decreto-Lei nº 1.455, que teve seu artigo 15 alterado pela Lei 11.371/2006. Porém a mudança só contemplou os aeroportos brasileiros, deixando de indicar os pontos de fronteira servidos por rodovias federais.

Esta situação é discriminatória, ao excluir dos cidadãos brasileiros que ingressam ou partem do território nacional a possibilidade de utilização da cota para aquisição de mercadorias estrangeiras, isentas de impostos definidos pelo Ministério da Fazenda. Portanto, o PL 6.316 permite a implementação da atividade de Free Shops, que atingiria as cidades irmãs Chuí - Chuy; Santana do Livramento - Rivera; Uruguaiana - Libres; Quarai - Artigas; Aceguá - Acegua ; São Borja - São Tomé; Itaqui - Alvear; Jaguarão - Rio Branco; além de Porto Xavier, Barra do Quaraí e Barracão. “Desta forma, mantém-se os recursos decorrentes do valor pago naqueles bens em nosso País, movimentando nossa economia”, diz Jerônimo.

Projeto de lei este sobre os free shops, que com certeza irá trazer desenvolvimento para a nossa cidade, mais empregos para nossos municipes, criará uma maior fonte de renda, e agora com o relator da Comissão de Finanças e Tributação, que é do Partido Progressista Dep.Federal Jeronimo Goergen, que irá ser favoravel a este projeto, depois só faltando passar por outra comissão e depois ser votado no senado, em breve seremos agraciados com Free Shops, do lado brasileiro,e agora em meados de julho teremos uma audiencia publica no municipio de CHUI/RS, diz o vereador Luis Alberto Soares, PP.

2 DE JULHO, SE COMEMORA O DIA DO BOMBEIRO.




Ser bombeiro é como ser um eterno aprendiz a cada trabalho uma nova lição.
Em meio chamas que mais parecem um verdadeiro inferno os nosso anjos são os bombeiros.
O bombeiro que salva vidas também tem família inacreditável a coragem desses bravos guerreiros.
O bombeiro se entrega a ti que precisas do resgate e meio chamas entrega a vida dele a Deus para salvar a tua.
Parabens a todos os bombeiros, de todos os paises, pelo seu dia,que é comemorado dia 2 de julho, diz o vereador Luis.

Homenagem aos pescadores pelo seu dia.


DIA DO PESCADOR, 29 DE JUNHO.

Todos já ouviram falar que pescador é bom para contar histórias, não é mesmo? Mas um bom pescador é principalmente aquele que conhece os segredos do mar, sabe observar as fases da lua e tem um cuidado todo especial com a natureza, porque sabe que a sobrevivência e procriação dos peixes dependem do equilíbrio ambiental.

Para manter esse equilíbrio e preservar as diversas espécies de peixes, existem leis que regulamentam a forma de pesca e principalmente a época certa para pescar, por exemplo, existe a lei que proíbe a pesca durante a piracema, que é o período de reprodução dos peixes, quando as fêmeas vão para as margens dos rios desovar.

O pescador profissional sabe de todos os truques para uma boa pescaria: conhece a época de reprodução das espécies de peixes de sua região (e respeita conforme a lei!), sabe escolher a isca e o anzol certo e também conhecem o local mais adequado para pescaria.

Como o trabalho do pescador é sempre um desafio, o dia 29 de junho foi escolhido como o Dia do Pescador por ser o dia de São Pedro, o apóstolo que era pescador, e por isso muitos pescadores tem esse santo como protetor.